Neste sábado (20), com concentração prevista no Paço Municipal, às 9h, e saída com destino ao Parque da Uva, às 10h, será realizado o 1º Encontro de Motociclistas Surdos do Brasil. O evento deve reunir cerca de 50 motociclistas surdos de todo o Brasil na 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos, segundo a organização.
“O encontro, que é pioneiro no Brasil, tem como objetivo estimular atividades, ajudar na interação, comunicação e inclusão entre os surdos, para que tenham mais acessibilidade. E nada melhor do que ser realizado na Festa da Uva, que reúne milhares de visitantes, para que as pessoas se atentem sobre o tema”, disse a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
Além dos motociclistas, a Festa também deve receber cerca de 500 surdos para prestigiar o evento. “A ideia veio de um professor surdo que se chama Rimar Segala, e que atualmente mora em São Carlos.
De primeiro o grupo estava se programando somente para se encontrar na Festa da Uva, mas com o apoio da Prefeitura, o evento entrou na programação oficial. Ficamos muito felizes, pois é um evento muito representativo”, lembra Luciano Germano, intérprete de Libras na cidade. A organização do encontro está por conta de Irene Mantovani, presidente da Associação Clube dos Surdos de Jundiaí, e Rimar Segala, com o apoio da Prefeitura de Jundiaí.
Lembrando que a Festa da Uva tem a presença de uma equipe de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover a comunicação com deficientes auditivos durante as atrações e apresentações.
Além desse encontro, também estão previstos outros passeios nos finais de semana da Festa, com saída prevista do Paço Municipal, às 10h, em direção ao Parque da Uva: no domingo (21/jan), a Parada de Opalas. Na próxima semana, no sábado (27/jan), haverá o Encontro de Carros Customizados; no domingo (28/jan), o Encontro de Motos. Já no último final de semana da Festa, no sábado (03/fev), será realizado o Encontro de Fuscas; e no domingo (04/fev), o Encontro de Carros Antigos. Uma vez no Parque, os grupos ficam concentrados no Palco Externo – Uva Máximo, até as 15h, para que o público da Festa possa interagir e tirar fotos.