Casas do bairro Ivoturucaia, em Jundiaí (SP), serão visitadas nesta quinta-feira (4), durante a primeira força-tarefa de 2024 para combater casos de dengue e outras arboviroses na cidade.
As visitas serão feitas pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), com o apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy.
Segundo a prefeitura, a região do Ivoturucaia é considerada local de transmissão da dengue, com 14 casos confirmados para a doença e quatro exames aguardando resultado. A última ação no bairro foi em 28 de dezembro.
Conforme a biomédica da Visam Ana Lúcia de Castro Silva, todas as regiões de Jundiaí vão receber ações extras e grandes mobilizações para conter o avanço na proliferação do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir dengue, zika e chikungunya.
Casos
O último boletim com casos de arboviroses, divulgado em 29 de dezembro, indicou que Jundiaí tinha 1.093 casos de dengue, sendo 927 autóctones e 166 importados. Há, ainda, exames feitos em 2023 que aguardam resultados.
O risco de epidemia é iminente, conforme alerta do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. A situação é agravada pela variação climática e pelo retorno dos sorotipos três e quatro da dengue, que não circulavam havia cerca de 15 e 10 anos, respectivamente.
Cuidados
Para conter a proliferação do mosquito, a prefeitura ressalta que é preciso evitar acúmulo de água em ambientes como pratos de plantas, calhas, pneus, latas, entre outros objetos. Levantamento apontou que 85% dos criadouros estão nas casas.
Sintomas
Febre;
Dor no corpo, na cabeça, nas articulações e atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Manchas vermelhas no corpo.
A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento adequado.
Fonte: G1