O ano de 2024 já começou e, com ele, surge a velha promessa de iniciar uma dieta e cuidar da alimentação. Esse comportamento é natural graças à passagem das festas de Natal e Ano Novo, período em que é comum reunir-se com a família para se divertir e desfrutar de ceias generosas, com pratos típicos das festividades.
Segundo a nutricionista clínica do Hospital São Vicente, Vivian Yumi Mendes, é comum cometer exageros durante o período de festas. “Isso ocorre devido às tradições do nosso país, onde temos o costume de reunir os familiares, colegas de trabalho e amigos para consumir para celebrar. É natural que a gente saia da rotina quando o assunto envolve os alimentos e as bebidas”, aponta.
No entanto, a chegada de um novo ano não deve significar o início de dietas restritivas e exageradas. Cortes extremos na alimentação podem contribuir para o desenvolvimento de compulsões alimentares. “Dietas restritivas não são sustentadas a longo prazo, gerando frustração e possíveis traumas. Além da compulsão alimentar, também é possível desenvolver carências nutricionais. Após os deslizes das festas de fim de ano, o ideal é que retornemos à rotina normal de alimentação saudável, sem exageros ou alimentos milagrosos”, explica a nutricionista.
Para quem está em busca de um ‘detox’ antes de melhorar a alimentação, Vivian aponta opções para todos os gostos.
“Além de aumentar o consumo de água, existem chás que auxiliam no combate à retenção de líquidos. Algumas opções são: chá de dente de leão, de gengibre com canela e limão, chá verde com abacaxi, chá de cavalinha e chá de hibisco”, afirma.
Desde que com cuidado e sem restrições extremas, aproveitar o início do ano para buscar uma alimentação saudável é uma excelente decisão. Para quem quer dar os primeiros passos nessa jornada, a nutricionista dá dicas.
“A prática regular de atividade física e o consumo adequado de água são aliados de uma alimentação saudável. Com consumo diário de frutas, legumes, verduras e proteínas, que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, garantimos um bom funcionamento do corpo humano. Para garantir a boa saúde e o bem-estar é necessário lembrar também da importância de contar com o acompanhamento de profissionais qualificados”, aponta Vivian.