Em 02 de dezembro, Jundiaí sediará a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, organizada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e coordenada pelas dermatologistas Célia Xavier Moraes e Juliana Arêas.
O atendimento ocorrerá no Ambulatório da FMJ, na Rua Francisco Telles, 222, Vila Arens, das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento prévio. Exclusivo para pessoas com lesões suspeitas na pele, indicativas de câncer de pele, o serviço é gratuito.
Essa ação resulta da colaboração entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Serviço de Dermatologia da FMJ e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde da Prefeitura de Jundiaí. Há mais de duas décadas, Jundiaí tem promovido essa iniciativa preventiva, beneficiando mais de 10 mil pessoas.
Na última campanha em 2022, foram atendidas cerca de 497 pessoas, 20% com lesões pré-malignas ou malignas, evidenciando a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de pele.
O câncer de pele é o mais comum no Brasil, segundo o INCA, com prognóstico favorável quando detectado precocemente. Estima-se que o Brasil terá 176.930 novos casos de câncer de pele no triênio 2020/2022.
A Dra. Celia Xavier Moraes, do Departamento de Dermatologia da FMJ, destaca o aumento nos casos de câncer de pele, atribuindo-o à falta de diagnóstico precoce, exposição solar prolongada e envelhecimento populacional.
A campanha visa conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e medidas de fotoproteção. Em 02 de dezembro, os atendimentos serão exclusivos para casos de câncer de pele, com a participação de 60 profissionais orientando e identificando lesões malignas e pré-malignas.
Se você apresenta algum dos sinais abaixo.
Mudanças na textura da pele.
Coceira persistente na pele.
Sangramento sem motivo aparente.
Feridas que não cicatrizam.
Feridas que sangram com crostas persistentes ou áreas elevadas e com descamação.
Pintas existentes que tem mudança no formato, cor ou tamanho.
Pintas com Bordas irregulares e assimetria.
Pintas com Cores variáveis dentro da lesão (tons de marrom, preto, vermelho, azul).
Lesões que crescem rapidamente.
Lesões frequentes em áreas expostas, como orelhas, lábios e dorso das mãos.
Fonte: FMJ