Aconteceu na noite desta segunda-feira (6) o Vernissage para abertura da 3º Edição da exposição =SOMOS=, que estará no Paço Municipal até o dia 17 de novembro com a exibição de obras e poemas de alunos do Ensino Fundamental do município. Para este ano, foram selecionadas 36 obras, sendo 18 textos e 18 desenhos. Destes, seis foram escolhidos para serem reproduzidos em tela, e três de cada categoria foram premiados como ouro, prata e bronze.
Para 2023, a =SOMOS= traz como tema a vida e biografia da escritora e compositora brasileira Carolina Maria de Jesus. Uma figura notável na literatura brasileira e um ícone quando se trata da luta pela consciência negra, que ficou conhecida por seus diários cheios de denúncia social. Como novidade, os poemas selecionados neste ano serão compilados e irão se transformar em um livro.
“Desde a primeira edição da =SOMOS=, lá em 2021, temos difundido o ideal de que somos todos iguais e defendemos todo tipo de arte. Neste ano, valorizamos ainda mais as obras dos nossos alunos, que se mostraram verdadeiros artistas”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Jean Carlo Cunha.
“As belíssimas obras e os poemas apresentados na exposição são frutos do excelente trabalho realizado em nossas escolas municipais do Ensino Fundamental Anos Finais por todos os professores que despertam o melhor dos nossos estudantes”, comenta a secretária de Educação Alessandra Andrade.
Confira a lista dos alunos premiados:
Categoria Poema
1º. Lugar: Thamyres Kethilyn Souza da Silva – 8º ano da EMEF Montoro – Professora Viviane L. Mazzola
2º. Lugar: Maria Letícia Silva do Nascimento – 6º ano da EMEF Thomazina – Professora Patrícia S. Landim
3º. Lugar: Sarah Beatriz Pereira Pinheiro – 8º ano da EMEF Poli – Professora Cida Santi
Categoria Artes Visuais
1º. Lugar: Paula da Silva de Paula – 8º ano da EMEF Viscaíno – Professor Carlos Alfeu Guerra Gomes
2º. Lugar: Maria Gabriela de Moraes Pinheiro – 9º ano da EMEF Poli – Professor Reginaldo Gomes dos Santos
3º. Lugar: Henry Lucas Silva – 6º ano da EMEF Montoro – Professor Raylan de Sousa