A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Cabreúva (SP), na manhã desta terça-feira (24), durante a Operação Quattuor, da Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco.
O objetivo da operação, segundo a PF, é combater uma organização criminosa que atua nas áreas de contrabando e lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional.
Além dos mandados em Cabreúva, a PF cumpre mais oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, no Recife e no Paraná.
Investigação
A investigação começou em dezembro do ano passado, após a Receita Federal detectar uma importação ilegal de 700 quilos de tetracaína, droga muito utilizada na produção de cocaína e ecstasy. O conteúdo teria sido importado da China por uma empresa que fica em Recife (PE) e encontrado no Aeroporto Internacional do Recife.
Segundo a investigação, a suspeita é de que empresários pernambucanos estavam revendendo, clandestinamente, o produto para o estado de São Paulo, onde era recebido por pessoas envolvidas com tráfico de drogas.
A PF também descobriu que os crimes foram financiados por empresas de fachada que ficam em São Paulo e no Paraná.
O valor médio da carga apreendida no ano passado foi estimado em mais de R$ 600 mil, com preço médio de revenda estimado em mais de R$ 2 milhões.
As penas para os crimes investigados nesta fase da operação podem chegar a mais de 15 anos de prisão.
Fonte: G1