Neste sábado (7), a loja colaborativa de Artigos Afro Bese Saka expôs seus produtos em evento promovido pelo Clube 28 de Setembro, local fundado por pretos jundiaienses, e reconhecido como o mais antigo Clube Social Negro do Estado de São Paulo em funcionamento. O evento contou com muitas atrações, como Capoeira e a roda de Samba, entre outras.
A festividade teve como objetivo realçar a força e riqueza da cultura afrodescendente, reunindo o sua ancestralidade aliado ao que há de mais atual e contemporâneo. Nele, os empreendedores da loja apresentaram seus produtos e serviços ao público. Edinalva Pinto, uma das colaboradoras da loja diz: “ Em atitudes como esta, garantimos o resgate da nossa identidade, provamos que o fortalecimento das nossas ações não é algo isolado. Com o apoio do Clube 28 isso torna-se possível.”
Economia
Segundo a pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, parceria da RD Station, Inventivos com o Movimento Black Money (MBM), negócios liderados por pessoas pretas movimentam cerca de R$ 1,73 trilhão por ano na economia brasileira.
“Dados apontam o crescimento do afroempreendedorismo. Sabemos que o Black Money é para transformar, dar empoderamento entre as pessoas pretas, a fim de diminuir as desigualdades sociais,” afirma o afroempreendedor do Bese Saka, Ademir Baptista.
Texto e fotos: Bianca Mariano