Projeto sobre educação no trânsito será realizado nesta quinta (05) e sexta (06)

Nos dias 05 e 06 de outubro, o projeto “Vira e Mexe” com o tema Educação no Trânsito, chega nas cidades de Barueri e Jundiaí, atendendo cerca de 930 crianças.

O projeto percorreu ao todo 15 cidades, atendendo cerca de 8 mil crianças com atividades gamificadas, distribuição de revistinhas e espetáculo teatral.

Segundo a base de dados do Infosiga, em julho deste ano, aconteceram cerca de 17 mil acidentes não fatais e 446 acidentes fatais em todo o Estado de São Paulo. Aproveitando que, em setembro, realizou-se a Semana Nacional de Trânsito, o “Vira e Mexe” lança um olhar transformador a respeito do trânsito seguro, onde cada criança pode aprender sobre esses conceitos aplicáveis no dia a dia.

Além das atividades desenvolvidas especialmente para os alunos, a iniciativa também conta com o workshop “Semear”, voltado para os professores. O objetivo do workshop é inspirar reflexões sobre a educação como ferramenta de transformação, e a importância do autocuidado e bem-estar desses profissionais.

Para Diogo Pires de Lima, pedagogo do projeto, essa é mais uma chance valiosa dos estudantes terem acesso a informações tão indispensáveis: “Vira e Mexe Tem Arte com a temática Trânsito é um projeto inspirado na educação pela paz, que de forma itinerante contempla o coletivo da escola, vem para conscientizar e orientar sobre a adoção de valores, postura e atitudes seguras no trânsito. A educação no trânsito vai além de formar futuros condutores, mas sim pessoas conscientes e responsáveis. Tem como base as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, com ações voltadas ao brincar, ao protagonismo do aluno e a educação transformadora, realizando uma ocupação integral da escola, com jogos, brincadeiras, oficinas, teatro e workshop. O Vira e Mexe acredita no potencial das atitudes para transformar a realidade, assim com conhecimento e ação, podemos construir um trânsito que valoriza a vida”, acrescenta.

“VIRA E MEXE TRÂNSITO”: O projeto acontece entre os dias 05 e 06 de outubro. A programação está detalhada abaixo. Este projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BIC, líder mundial em artigos de papelaria e máquinas de barbear, com visão a longo prazo de fornecer produtos de alta qualidade e acessíveis aos consumidores em todo o mundo.  [https://corporate.bic.com/pt-pt]

A produção é da RENOVARTE PRODUTORA CULTURAL, [https://www.renovarte.art.br] – empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet.