Em mais ação desenvolvida dentro da programação da 25ª Semana da Pessoa Idosa, a Assessoria de Políticas para a Pessoa Idosa (vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC)) e o Procon de Jundiaí realizaram atendimentos descentralizados e deram orientações contra golpes financeiros, às pessoas acima dos 60 anos de idade.
A ação aconteceu nos CECE’s Mário Milani, no Ivoturucaia, e Benedito de Lima, no Retiro, e teve como foco os empréstimos consignados. “Diante do grande número de reclamações já promovidas para apurar fatos relacionados aos produtos consignados e outras várias operações bancárias, o objetivo do Procon Jundiaí é conscientizar os idosos, considerados o público-alvo das ações de bancos, financeiras e até mesmo fraudadores, esclarecendo, orientando e dando dicas para que não caiam nos golpes que, corriqueiramente, são aplicados em desfavor dessa especial classe de consumidores.”, explica a Chefe do Procon, Valéria Tavares.
Além dos consignados, foram abordados também temas como golpes de cartões de crédito e ligações indesejadas de telemarketing. O Procon Móvel também esteve presente para fazer o atendimento, orientação e encaminhamento das solicitações no próprio território onde o idoso reside, facilitando assim o acesso para a resolução dos problemas relacionados aos direitos do consumidor.
“Um dos propósitos da Semana da Pessoa Idosa é orientar e proteger os idosos de todos os tipos de violência, incluindo a financeira. A parceria com o Procon foi muito importante para realizar os atendimentos e orientações de forma assertiva para a nossa população”, ressalta a Assessora Alessandra Citelli.