A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre esta quarta-feira (20) e domingo (24), uma forte massa de ar quente e seca, além de um sistema de alta pressão que configura um bloqueio atmosférico, chegará a Campo Limpo Paulista e Região, e causará um considerável aumento nas temperaturas e queda significativa na umidade relativa do ar (URA).
A previsão é que as temperaturas atinjam a casa dos 38°C e a URA fique abaixo dos 25%. As condições aumentam o risco de incêndios, principalmente em regiões mais vulneráveis de vegetação seca.
“A onda de calor é caracterizada por temperaturas excepcionalmente altas que persistem por um período prolongado, muitas vezes acompanhadas por um aumento da umidade. Isso pode causar sérios problemas de saúde, como insolação e desidratação, comenta o agente da Defesa Civil de Campo Limpo Paulista, Antonio Carlos de Jesus Moreira.
As recomendações são beber muita água e manter-se hidratado o tempo todo, evitar o consumo de álcool e cafeína, que geram desidratação, usar roupas leves e de cores claras, e proteger-se do sol com protetor solar, chapéu e outro.
“Enfrentar uma onda de calor em 2023 requer precauções cuidadosas para garantir a sua segurança e bem-estar. Fique atento aos sinais de superaquecimento, mantenha-se hidratado, vista-se apropriadamente e planeje suas atividades ao longo do dia”, completa Moreira.
Outras regiões
Segundo a Defesa Civil, também há alerta de altas temperaturas e baixa umidade do ar para Jundiaí, Itupeva e Sorocaba no mesmo período. Nas duas cidades, os termômetros podem chegar a 38°C e a URA deve ficar abaixo de 25%.