Já são diversos os registros policiais em Jundiaí realizados por pessoas enganadas na internet durante pagamento de conta de energia no site da CPFL.
Conforme relevaram as investigações, criminosos clonaram a página inicial da companhia de energia, emitindo boletos em nome de terceiros. Para tanto, pagaram um anúncio no Google que disponibilizou o site falso logo no início das buscas.
O engodo fez muitos clientes acreditarem que estavam pagando aa contas de luz, quando, na verdade, estavam destinando valores para os criminosos, que ainda não foram identificados.
Uma das vítimas foi o autônomo R.G.V.F. Acreditando estar no site da CPFL, emitiu um boleto e pagou, por QR Code PIX, R$ 154,70. Segundo ele, somente depois do pagamento notou que o beneficiário era outro, identificando-o como “GM Silva Ltda.
“Tive de arcar com o prejuízo e pagar duas vezes, já que a CPFL, que também deveria estar atenta, não quer saber. Ora. Se ela aceita emitir os boletos pelo site, deveria monitorar se sites falsos estão aparecendo para os clientes durante as buscas pelo Google, que é o maior e mais usado site de buscas do mundo”, disse ele.
A empresa
A CPFL, por sua vez, mantém uma aba em seu site alertando sobre possíveis fraudes. Faz o alerta para que o cliente verifique se o valor é o mesmo que aparece na conta de energia e se o nome do favorecido é da empresa de energia.
A CPFL também disponibiliza um aplicativo no Google Store e na Apple Store, informando que a segunda via da conta somente pode ser retirada em tais aplicativos ou no site oficial, que é www.cpfl.com.br.
Fonte: Imprensa Policial