Na manhã deste domingo (20), gestores da Prefeitura de Jundiaí estiveram no Parque do Cerrado, no Jardim Novo Horizonte, para a apresentação do projeto de continuidade das obras no local. No encontro com moradores, também foram anunciadas várias obras em diversas áreas para a região do Vetor Oeste.
O Parque do Cerrado está localizado na rua Eunice Cavalcante de Souza Queiroz e já conta com áreas de brincar, espaço para caminhada e eventos, além de quiosques. Para a segunda etapa, mostrada aos moradores neste domingo, o Parque contará com espaço arborizado, bosque, banheiros, bebedouro e também uma quadra poliesportiva. “O Parque do Cerrado é um exemplar raro do bioma em Jundiaí. E esse projeto contemplará também a educação ambiental, com a integração com as escolas do bairro, através do percurso da infância, para mostrarmos a importância da preservação do Meio Ambiente”, disse a diretora do Departamento de Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Paula Siqueira.
As obras, orçadas em aproximadamente R$ 1,1 milhão, terão início em breve e o espaço deve ser entregue no primeiro semestre do ano que vem. “Nós estivemos aqui no bairro ouvindo as necessidades da população com relação à melhorias solicitadas pela população e agora estamos voltando para anunciar os investimentos de cerca de R$ 8 milhões que serão implantados a partir de agora em diversas áreas, como drenagem, lazer, Educação e Assistência Social”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.
Mais investimentos para a região
No encontro, também foram anunciados diversos investimentos para o Vetor Oeste, como o novo sistema de drenagem na Estrada Municipal do Varjão, que busca evitar enchentes no local. As obras estão em fase final de licitação e devem começar em breve.
Para a área da Saúde, foi mostrada a implantação da Clínica da Família II, no Almerinda Chaves, onde funcionava a antiga UBS. E que, nos próximos meses, ganhará uma unidade de farmácia exclusiva para a distribuição de medicamentos à população.
Já para a área de Assistência Social, está prevista a implantação de um centro de amparo às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, no local onde funcionava um Centro Comunitário, no Jardim Novo Horizonte.
Para a Educação, a gestora Vasti Ferrari Marques explicou que o município conseguiu zerar a lista de espera para vagas de crianças até 3 anos nas escolas da região do Vetor Oeste. E que no primeiro semestre de 2024, a prefeitura entregará a nova EMEB Abigahil Alves Feu Borim, no Eloy Chaves. Na região, também já foi entregue o Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) “Professor Edson Américo Carneiro”, que oferta serviços de psicopedagogia para estudantes com dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).