O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), teve mais um importante incremento de recursos. A partir de agora, entrou em vigor um novo contrato de prestação de serviços de castração. Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões em cinco anos, a previsão é que sejam realizadas 5.100 castrações por ano, aumento de 155% em relação ao contrato anterior. Até então, o recurso disponibilizado permitia a realização de aproximadamente 2.000 castrações/ano. O contrato tem vigência de 5 anos, podendo ser prorrogado por mais
A primeira ação foi o mutirão realizado na última sexta-feira (04), na sede do Departamento, em que 136 animais castrados. “Com esse novo contrato de castrações, conseguiremos fazer um melhor manejo dos animais, além de atender mais gente, principalmente em mutirões a serem realizados nos bairros”, reforçou a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos. Os bichinhos, além de castrados, também saem microchipados do mutirão.
“Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus animais de estimação gratuitamente podem fazer o cadastro pelo site do DEBEA ou pelo aplicativo APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos, com idades entre três meses e oito anos, e peso acima de um quilo e meio”, lembrou Tânia Genaro, assessora do DEBEA.
Os mutirões nos bairros serão retomados em setembro. O primeiro está previsto para os dias 30 de setembro e 01 outubro no bairro Caxambu, em local ainda a ser definido e com agendamento prévio que será divulgado nas próximas semanas.