A DAE Jundiaí concluiu a primeira etapa da obra de implantação da nova adutora do Vetor Oeste, que estava sendo realizada na saída do Viaduto das Valquírias, sentido centro-bairro, na avenida Osmundo dos Santos Pellegrini. Com isso, o trânsito pelo viaduto, que estava interrompido desde o final de junho, foi liberado nesta sexta-feira (28) à tarde.
De acordo com a Gerência de Obras de Água da DAE, a obra segue agora pela rua Otacília Noronha de Melo, uma travessa da avenida Osmundo Pellegrini, até chegar à marginal da Anhanguera. Este trecho permanecerá interditado.
A nova adutora terá 1.000 mm de diâmetro e vai, no futuro, substituir a atual, de 700 mm de diâmetro. O objetivo é reforçar o abastecimento na região.
Entre os bairros beneficiados estão o Jardim Samambaia, Retiro, Gramadão, Aeroporto, Eloy Chaves, Distrito Industrial, Fazenda Grande, Residencial Jundiaí, Novo Horizonte, Ermida, Tulipas, Medeiros, Vila Hortolândia, Retiro, Chácara Urbana, Torres de São José, Parque da Represa e Parque do Colégio.
A obra é realizada pela empresa Replan, com previsão de conclusão em maio de 2024.
O investimento é de R$ 19,3 milhões, com recursos do Programa Saneamento para Todos-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.