A Prefeitura de Jundiaí implanta, a partir desta segunda-feira (24), duas novas linhas, sendo uma delas – 030 Diretão Vetor Oeste, a qual irá circular em viagens que ligam as regiões do Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí e Santa Giovana ao Terminal Central, com passagem pelo Terminal Hortolândia.
Em comparação com as linhas que já estão em operação, existe a expectativa de redução do tempo de viagem de mais de 25% pela nova opção ter característica semi-expressa, com menos paradas e sem a necessidade da troca de ônibus no Terminal Eloy Chaves. No trecho entre o bairro Santa Giovana e o Terminal Hortolândia haverá paradas apenas em três pontos determinados da Avenida Pedro Clarismundo Fornari, possibilitando menor tempo total do trajeto.
Os passageiros da região também contarão com a reestruturação da linha 719 Vetor Oeste/Terminal Central, que a partir de agora terá o Terminal Central como destino final e com ampliação de horários, operando das 5h20 às 19h. O itinerário continuará atendendo o Distrito Industrial e Avenida Prefeito Luís Latorre. Os usuários com destino ao Terminal Vila Arens podem realizar a transferência no Terminal Central ou utilizar a linha Diretão 030 e realizar a transferência no Terminal Hortolândia com as linhas existentes.
Outro destaque é que com essas novidades, nas viagens no sentido bairro/centro, as linhas passarão a atender, de maneira inédita, os moradores da rua Oito, que ganham 9 pontos de parada. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vetor Oeste também será atendida em todas as viagens. Os usuários das demais linhas desta região, que utilizam o cartão Bilhete Único, poderão realizar integração nos pontos onde circulam as linhas 030 e 719, e assim também seguirem para o Terminal Central com maior agilidade.
Em complemento, para a região oeste, também será criada a linha 528 Terminal Central/Aeroporto, com operação nos horários de maior movimento da manhã e da tarde e será opção para os usuários que embarcam na Avenida Antônio Pincinato e Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini, dividindo a demanda com a linha 942, que também circula por essas avenidas.
As equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) têm realizado monitoramento e estudos para analisar o Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) a fim de implantar estratégias para beneficiar a população, oferecendo um serviço de qualidade.
O SITU atende 2,5 milhões de passageiros por mês, sendo 368.028 do Vetor Oeste, e agora passa a ser composto por 94 linhas urbanas que rodam por todo o município. Recentemente, além de 68 novos ônibus, a Prefeitura investiu em 62 novos abrigos.
Novos Abrigos – Na Rua Oito, quatro novos abrigos dos 62 adquiridos pela Prefeitura serão instalados. Com investimento de R$ 900 mil, todas as regiões do município estão sendo contempladas, visando melhorar a experiência da mobilidade coletiva, um dos pilares do programa Mobilidade Total.