Farmácia da UBS São José agora conta com insulinas e medicamentos controlados

Já está em funcionamento a nova Farmácia Municipal da Unidade Básica de Sáude (UBS) São José, que recebeu ampliação do espaço e de serviços oferecidos em ação da Prefeitura de Campo Limpo Paulista. Além de um espaço físico maior e revitalizado, a farmácia agora conta com a distribuição de insulinas e medicamentos controlados, visando oferecer mais agilidade e conforto para a população.

Como no caso de Márcio Ivan, morador do bairro São José, que há mais de um ano enfrenta a diabetes e a hipertensão. Com a necessidade constante de medicamentos para regular seus níveis de glicose no sangue e a pressão arterial, Márcio se deslocava até a farmácia central para retirar insulinas. Com a mudança, ele já está retirando tudo no bairro.

O campo-limpense esteve no local na manhã da última terça-feira (11) e elogiou a iniciativa da prefeitura. “As melhorias proporcionaram um ambiente mais espaçoso e um atendimento mais eficiente, tanto para os funcionários quanto para os moradores. Eu e minha esposa dependemos desses medicamentos há mais de um ano e comemoramos essa ampliação, tanto do espaço, quanto dos remédios oferecidos”, comenta.

Agora, a farmácia municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 12h30 às 14h. O aumento da disponibilidade ocorreu devido ao melhor planejamento da gestão para atender a grande demanda, ocasionada  por recursos adicionais, incluindo a agilização de exames mais complexos por meio do encaminhamento de pacientes em lista de espera, bem como as melhorias realizadas no Hospital de Clínicas do município (HC) durante a atual gestão. Além disso, a recente contratação de mais seis novos médicos mais ampliação via consórcio, que possibilitou um aumento na oferta de medicação.

A partir da próxima segunda-feira (17), a UBS do Vera Regina tem previsão de ampliação em sua estrutura, bem como a unidade de Botujuru, que além dos medicamentos básicos e insulinas, agora terá também a entrega de medicamentos controlados. Além disso, até o final deste mês, a farmácia central contará com o dobro de guichês de atendimento, passando de quatro para oito, o que dobrará a capacidade de atendimento.

Atualmente, a cidade conta com três farmácias básicas, sendo a Farmácia Central, Farmácia São José e Botujuru. Todas elas já disponibilizava  medicamentos para tratar hipertensão, colesterol, diabetes, entre outros; porém os medicamentos controlados estavam disponíveis apenas na Unidade Central. Desde a última segunda (10), a Farmácia do São José, que já fornecia os básicos, agora está completa, entregando todos os medicamentos disponíveis.