Verificação anual de taxímetro começa na segunda-feira (3) em Jundiaí

Os taxímetros utilizados pelos taxistas cadastrados em Jundiaí precisam passar pela verificação periódica anual, entre os dias 03 a 14 de julho, de segunda a sexta-feira. A ação é obrigatória e será realizada na Av. lmigrantes, próximo à Rua Pascoal Segre, no Bairro Ponte São João, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro.

Para regular a atuação do taxista, além de proteger o consumidor com o valor correto da viagem, a verificação periódica do taxímetro certifica se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo.

Atualmente, no município, existem 217 veículos cadastrados. Um deles é o José Pedro da Rocha, taxista desde 2009. “É importante para o profissional e os passageiros que os veículos, taxímetros e documentos estejam regularizados, porque oferece confiabilidade e segurança na prestação do serviço.”

Roberto Largembach atua há um ano como taxista. “Gosto de dirigir, e tenho percebido uma recuperação da economia, o que me proporcionou a oportunidade de trabalhar com táxi. É seguro para todos que seja efetuada a regularização do veículo e as documentações do taxista.”

Orientações

Para passar pela verificação do taxímetro é necessário fazer o agendamento pelo site do Ipem, e o pagamento da taxa metrológica antecipada – artigo 11 da Lei 9.933/99, por meio de respectiva Guia de Recolhimento da União (GRU) -, que deverá ser efetuado no Banco do Brasil.

No horário agendado é necessário apresentar os seguintes documentos:

a) Autorização de Estacionamento fornecido pela Prefeitura Municipal no prazo de validade;

b) Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (categoria aluguel);

c) Certificado Verificação Taxímetro IPEM, referente à última verificação metrológica do instrumento;

d) Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada;

e) Ordem de serviço fornecida por oficina credenciada e devidamente autorizada pelo lpem-SP para a execução dos serviços de instalação, manutenção e reparo de taxímetros (quando houver).