Concessão prevê a instalação de mais de 10 mil placas de denominação de ruas

O sistema de Sinalização e Informação Urbana de Jundiaí ganhará um novo conceito e novas peças para identificação do nome de ruas, agregando valor com identificação de bairros por cores, além de  equipamentos complementares como mapas temáticos. É o que prevê a concessão com o consórcio All Space Shempo Imobi, que vai instalar mais de 10 mil peças em toda a cidade. O projeto foi encabeçado pela Unidade de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA).

“Todas as peças seguem as tendências mais atualizadas do mercado em relação ao design e durabilidade. Tudo a custo zero para o município. O consórcio vai explorar a publicidade da placa, colocando anúncios comerciais acima delas, sem que o município pague nenhuma quantia pelo serviço, que é muito importante”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Trata-se da chamada “concessão onerosa”, que é um sistema no qual o Poder Público cede o direito de exploração de um recurso de sua propriedade, no caso as áreas livres do solo urbano, em troca de uma remuneração pré-estabelecida que será o serviço prestado. As placas e conjuntos toponímicos são responsáveis pela identificação de logradouros públicos, podendo haver a indicação do bairro, CEP e numeração, trazendo, também, um espaço para exploração de publicidade que poderá ser em mídias estáticas e dinâmicas, seguindo o que temos de tecnologia digital atualmente. 

“Os primeiros locais contemplados com as novas placas serão em ruas da Região Leste da cidade, principalmente o Jardim São Camilo, já que esse serviço converge com a requalificação do bairro, que é um dos principais projetos do governo”, lembrou a diretora do Departamento de Projetos Urbanos da UGPUMA, Paula Siqueira.

O projeto prevê a instalação de 120 placas por mês, considerando os pedidos já existentes no município e também as novas solicitações, ao longo de 10 anos. Serão contempladas 10.010 placas, 500 conjuntos toponímicos (peças instaladas em postes metálicos, normalmente em esquinas com os nomes das duas ruas), 40 PMVs – painéis de mensagens variáveis (relógios digitais), 05 conjuntos diretórios com mapas temáticos, 30 conjuntos de identificação setorial, seguindo as cores de identificação dos bairros e 25 conjuntos toponímicos digitais (com a publicidade digital).

“A Prefeitura também poderá usar os painéis digitais para informações institucionais e serviços à população. Outra vantagem é que a gestão da concessão será por um sistema online georeferenciado, o que vai proporcionar efetivo controle das demandas, assim como no monitoramento, otimização e qualidade do serviço”, lembrou a diretora da UGPUMA. A previsão é que a instalação comece no segundo semestre deste ano.

“O objetivo do projeto é estruturar a concessão, com a expectativa de melhorar a instalação e manutenção de placas e conjuntos toponímicos facilitando a visualização e a segurança dos pedestres e daqueles que trafegam em veículos”, lembrou o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.