A Prefeitura de Jundiaí confirmou nesta terça-feira (13) a morte do piloto Douglas Pereira Costa por febre maculosa. Morador da cidade, ele e a namorada, Mariana Giordano, morreram da doença após uma viagem às cidades de Campinas, no interior de São Paulo, e Monte Verde, em Minas Gerais.
Segundo o Poder Executivo municipal de Jundiaí, a confirmação da morte por febre maculosa foi enviada pelo Instituto Adolfo Lutz, ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo. A pasta estadual, por sua vez, não confirmou o resultado.
Douglas e Mariana apresentaram subitamente febre, dores e manchas vermelhas no corpo. O casal passou poucos dias internado até ter o óbito constatado.
Além dos dois, uma terceira pessoa — uma mulher de 28 anos, moradora de Hortolândia (SP) — também pode ter morrido por febre maculosa. Exames da vítima também foram enviados ao Adolfo Lutz.
Assim como Douglas e Mariana, a mulher de 28 anos também foi ao evento em Campinas, área conhecida por ser endêmica para a febre maculosa.
A Prefeitura de Campinas informou que, após ser notificado dos casos, nesta segunda-feira (12), o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) desencadeou ações de prevenção, informação e mobilização contra a febre maculosa na fazenda Santa Margarida, local do evento. O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença.
Fonte: R7