Assassinatos caem 57,1% em Jundiaí no primeiro quadrimestre

Dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, responsável pelas estatísticas criminais de todo o Estado, trazem boa notícia a jundiaienses.

De acordo com a pasta, 57,1% menos assassinatos foram registrados no município no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo as estatísticas, foram três crimes do tipo no período deste ano contra sete no de 2023, ultrapassando os 57% de queda quando comparados os números dos períodos.

Por outro lado, houve aumento nas tentativas de assassinato, que passaram de sete no ano anterior para 10 no bimestre deste ano, sendo quatro casos apenas no mês de abril passado.

Já os assassinatos consumados foram anotados em 2023 nos meses de janeiro, março e abril. No ano passado, foram quatro casos em fevereiro, um em janeiro e dois em abril.

Crime

Assassinato é um tipo de delito previsto pelo artigo 121 do Código Penal. É considerado um dos mais graves, com as maiores penas entre as previstas pela norma, podendo chegar a 20 anos de reclusão.

Há ainda possibilidade de aumento ou diminuição de pena, sendo a primeira hipótese em caso de o crime ter alguma qualificadora, como o motivo fútil, por exemplo.

Já a redução da pena, de um sexto a um terço, pode ocorrer caso o crime tenha sido motivado por “relevante valor social, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima”, segundo parágrafo primeiro do artigo 121.

Fonte: Imprensa Policial