Prevista para ser acionada ao longo da semana, por causa das baixas temperaturas, a Operação Noites Frias acolheu 44 pessoas em situação de rua, nesta segunda-feira (15), na primeira noite de ação. Do total, 25 foram encaminhadas a abrigos e 19 à Casa de Passagem. Além do acréscimo de vagas nos abrigos municipais e aumento das equipes nas ruas para intensificar as abordagens, a rede socioassistencial também oferece o acolhimento para os animais de estimação que acompanham esses atendidos, prática que também acontece mesmo em dias fora da Operação.
A Operação Noites Frias consiste no aumento de equipes nas ruas e acréscimo de vagas para acolhimento, sempre que a previsão indicar temperaturas inferiores aos 13°C. Quem aceita o acolhimento é direcionado ao abrigo, inclusive se acompanhado de animal de estimação, onde recebe, além do pernoite, alimentação, roupa, espaço para higiene pessoal e atendimento técnico. Já para quem recusa o acolhimento, as equipes disponibilizam também cobertores, luvas, gorros e meias para a proteção contra o frio.
Sempre que alguém identificar pessoa em situação de rua, podendo ela estar acompanhada de seu animal de estimação, pode acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) pelo telefone (11) 98531-0146, que atende 24 horas por dia.
“Nesse primeiro dia de ação, tanto quem veio espontaneamente ao Centro Pop quanto quem foi encaminhado para o serviço por meio das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) já recebeu o atendimento e foi encaminhado para as vagas nos abrigos, com o objetivo de agilizar o atendimento e garantir a preservação da vida dos acolhidos”, explicou a diretora de Vigilância Social da UGADS, Renata Mangieri.