Uma forte linha de instabilidade avança pelo estado de São Paulo e deve provocar chuva de moderada a forte intensidade em todas as regiões, incluindo Jundiaí, provavelmente na tarde desta quarta-feira (26).
A linha de instabilidade é um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus, que se deslocam de forma alinhada, organizada e ao mesmo tempo. O tempo de vida de uma linha de instabilidade é de até 24 horas. O conjunto de nuvens pode se estender por mais de uma centena de quilômetros. As nuvens de chuva de uma linha de instabilidade podem atuar em vários estados ao mesmo tempo.
A sequência de imagens de satélite mostra as nuvens carregadas desta linha de instabilidade, que se estende sobre o Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, já avançando sobre São Paulo.
É bastante comum a ocorrência de chuva muito forte e ventania durante a passagem de uma linha de instabilidade. São sistemas meteorológicos comuns, que podem se formar em qualquer época do ano e em todas as regiões brasileiras.
Fonte: Climatempo