Por Dircélio Timóteo
A rotina escolar na manhã desta segunda-feira (10), no bairro do Santa Gertrudes começou com atenção dos pais dos alunos das escolas municipais no bairro.
Desde sábado (08), mensagens de áudio circulam nos grupos de WhatsApp denunciando um possível ataque em duas EMEB’s da região, por indivíduo ligado a facção criminosa em retaliação à cobrança de dívida. No áudio, uma mãe diz que soube pela esposa de um criminoso que estão armando para sequestrar filho de um suposto devedor.
Devido aos recentes acontecimentos noticiados nos principais veículos de comunicação, sobre atentado em uma escola de Blumenau/SC, que culminou na morte de quatro crianças, entre outras notícias parecidas, os pais estão preocupados e temem pela vida de seus filhos.
A notícia que circula via WhatsApp é falsa, porém o patrulhamento da Guarda Municipal foi reforçado nas escolas e no bairro e permanecerá até o fim de semana.
Em outros bairros de Jundiaí, outros formatos de ataques são denunciados através de áudio, espalhando tensão e provocando desespero dos pais que ameaçam não levarem seus filhos para a escola.
As fakes News se espalharam com muita rapidez na cidade e a polícia procura os autores dos áudios.
NOTA DA PREFEITURA DE JUNDIAÍ
A Unidade de Gestão de Educação (UGE) informa que as mensagens que circulam sobre ataques em escolas ocorrem por todo o país. As forças de segurança, de todas as esferas de governo, estão atentas para descobrir os autores.