Assim como tem acontecido em todo o país, as famílias jundiaienses também estão sendo afetadas por ‘fake news’ disseminadas com o objetivo de espalhar terror entre as famílias. Na manhã desta segunda-feira (10), gestores da Prefeitura de Jundiaí e das forças de segurança que atuam na cidade – Guarda Municipal e Polícia Militar, definiram novas ações e orientações de segurança nas comunidades escolares do município. A cidade tem investimentos na ordem de R$ 50 milhões para a segurança em andamento com a construção de novas sedes administrativa e do canil, ampliação do sistema de monitoramento com mais 200 câmeras, além da ampliação do efetivo.
“A gestão mantém investimentos constantes em segurança, seja com a ampliação do efetivo, novas tecnologias e estrutura, que são ações alinhadas ao Plano Municipal de Segurança. A atuação conjunta com as demais forças de segurança garante a tranquilidade das crianças e suas famílias”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Além do programa Anjos da Guarda, – desenvolvido pela Guarda Municipal – e a Ronda Escolar – feito pela Polícia Militar – conhecidos de toda a população, também foram apresentadas ações adicionais que serão desenvolvidas em parceria entre as corporações e unidades de gestão. “A reunião amplia, a partir da ação conjunta com a PM, a sensação de segurança em todo o território, com o apoio das comunidades do entorno das escolas, dos profissionais e das famílias”, comenta a gestora de Segurança Municipal (UGSM), Carla Basson.
“As escolas já contam com protocolos específicos para a entrada e saída das nossas crianças. A reunião amplia as ações de forma integrada, entre os agentes municipais e estaduais”, comenta a gestora de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, que elenca as atividades já realizadas nas EMEBs como a escuta das crianças para a identificação de qualquer problema, atividades socioeducativas e de raciocínio lógico e estratégias pelo programa MenteInovadora. “Ainda fazem parte das atividades do cotidiano da UGE, a comunicação não-violenta, o Cria na Paz, que é trabalhado em todas as idades, a partir de parceria com a organização Allma Hub”, detalha.
A Guarda Municipal (GM) já conta com o programa Anjos da Guarda, que tem o objetivo de promover a segurança no entorno das unidades escolares, além das aulas de ludicidania em áreas identificadas como de risco. Nas escolas municipais também. Já pela PM, além da Ronda Escolar, ainda são realizadas aulas sobre Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
“É essencial que a população mantenha a calma, fique atenta às fake news e denuncie qualquer ato suspeito para que possa ser investigado, seja para a PM ou GM. As rondas serão intensificadas e feitas também por outras equipes, além da Ronda Escolar”, comentou o Tenente-Coronel Eduardo Yassui, comandante do 49º Batalhão da Polícia Militar.
Também participaram do encontro os gestores de Mobilidade e Transporte (UGMT) Aloysio Queiroz e de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) Thiago Maia.