Uma segunda e intensa frente fria se formou nesta sexta-feira (31) no Rio Grande do Sul. Esse sistema está em rápido deslocamento e conta com um ciclone extratropical com possibilidade de formação de ciclone bomba no decorrer da sexta-feira, o qual se aprofundando e intensifica até o início do sábado, gerando alertas de tempestades.
No sábado (01), o sistema frontal, constituído pelo ciclone e frente fria avança para a costa do Sudeste, e até domingo (02) atinge São Paulo, levando chuva forte, especialmente de tarde e mais do que isso, ventania e grande aumento do nível do mar.
Este sistema vai provocar ventania e grande subida de mar no litoral do Sul (sábado) e de São Paulo e no Rio de Janeiro (domingo). A chuva associada à passagem do sistema frontal também tende a ser intensa em todo leste dos estados do Sul, de São Paulo e Rio de Janeiro.
As temperaturas vão declinar no centro-sul do país no domingo (02), devido a entrada da massa de ar frio que vem na retaguarda do sistema frontal.
Ressaca com ondas de 2,5 a 4 metros
Ressaca no litoral de São Paulo e Rio De Janeiro: de 2,5 a 3,5m desde o domingo (02) até a tarde de terça (04), sendo mais intenso entre domingo (02) e a segunda-feira (03).
Ondulação de Sul (S) e sudoeste (SW) previstas para esse final de semana e começo da semana que vem deixam o litoral de São Paulo com ondas em torno de 2,5 metros, um pouco menos agitado que a costa fluminense, onde há previsão de ondas de até 3,5 metros, desde a Costa Verde até a Região dos Lagos.
Fonte: Climatempo