Com o objetivo de melhorar a fluidez e a segurança dos usuários nas vias, mediante atuações pontuais de agentes de trânsito, a Operação Fluidez, realizada pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), teve início há um ano em determinados pontos de avenidas, especialmente em cruzamentos. Neste período, o tempo de percurso dos veículos teve redução entre 30% e 50%, em horários de pico.
Os locais são definidos de acordo com demandas e estudos técnicos que avaliam o volume médio diário de veículos, volume de pedestres e quantitativo de sinistros. A presença dos agentes é, principalmente, para auxiliar os motoristas para agilizar o deslocamento no tempo de semáforo verde do trânsito.
De acordo com o chefe da Divisão de Operação de Trânsito, Luiz Eduardo de Carvalho Ferreira, na Avenida Luiz Zorzetti, na Ponte São João, a iniciativa permite que o motorista atravesse a via em aproximadamente quatro minutos. Sem a medida, esse tempo ficava em cerca de oito minutos. “Durante a operação, nos horários de pico, de manhã, entre 6h45 e 8h15, e à tarde, das 17h às 19h, os agentes ficam posicionados estrategicamente para organizar o fluxo de veículos e atentar os motoristas para que sigam, no momento correto. Isso, tem reduzido o tempo de percurso, significativamente.”
Morador no bairro Colônia, José Roberto reconhece a melhoria. “Nos horários de pico, todo mundo quer chegar o quanto antes no seu trabalho, escola, enfim; então, com os agentes de trânsito nas ruas, percebi que fica mais organizado.”
Comerciantes no bairro Ponte São João, Lilian Nahlous e Edvaldo Escudero, comentam que na região da avenida São João o trânsito está fluindo. “A cidade cresceu bastante, e são muitos carros nas ruas. Ainda tem alguns pontos que ficam mais intensos e com lentidão, mas, tem melhorado bastante”, afirma Edvaldo.
Centro de Controle
Além desse trabalho com as equipes nas vias, o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, explica que há a importante atuação de agentes no videomonitoramento pelas câmeras do Centro de Controle Operacional. “Em caso de sinistro, veículo quebrado e outras eventuais situações, os agentes seguem para o local o mais rápido possível para sinalizar e operar o trânsito, minimizando possíveis impactos, como congestionamento.”
Atualmente, as ações estão concentradas nas seguintes vias:
Manhã:
- Avenida Antônio Frederico Ozanan X Rodovia Vereador Geraldo Dias;
- Região da Avenida Armando Giassetti (UNIP);
- Avenida Luiz Zorzetti (Ponte São João, para proporcionar melhor fluidez em vias próximas, como a Avenida São João).
Tarde/Noite:
- Avenida União dos Ferroviários x Rua São Bento;
- Avenida Pirassununga x Avenida Samuel Martins (região com obras de complexo viário).