Até o início de março deste ano já são 4.678 solicitações de atendimentos via Centro de Controle de Operacional (CCO) da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). São demandas que necessitam da agilidade e orientação dos agentes de Trânsito.
Do total de agentes que trabalha nas vias municipais, um quarto utiliza motocicletas, o que permite que o atendimento chegue ao munícipe, em média, 60% mais rápido. As solicitações são para operações de trânsito, ações de fiscalização e sinalização e apoio em casos de queda de árvores e até rompimento de fiação, além de serviços de socorro em sinistros, entre outras.
“Recentemente, apoiamos no atendimento à vítima de um sinistro envolvendo carro. Além da sinalização e operação, auxiliamos também na escolta da ambulância, da Rodovia Geraldo Dias até o Hospital São Vicente. Com o apoio das motocicletas, o percurso foi de 5 minutos e 37 segundos. A agilidade em situações que precisam de atendimento médico é essencial para salvar vidas”, recorda o agente de trânsito, Julio Cesar Fornazari Ribeiro, que coordena as equipes de moto.
Além de treinamentos, para a segurança individual dos profissionais, as equipes utilizam equipamentos de proteção e uniformes reforçados: botas, jaquetas e calças com material mais resistente, que foram entregues nesta semana. “Os agentes estão nas ruas 24 horas por dia, e desempenham um trabalho importante dando suporte, orientando e trazendo segurança nas vias municipais. Eles precisam de equipamentos de proteção adequados para fazer o pleno atendimento à população”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.