O ar quente e úmido ainda predomina no estado de São Paulo no decorrer desta semana, além disso, um grande cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, favorece a formação de nuvens carregadas no decorrer do dia sobre todo o estado paulista.
Esta segunda-feira (06), será de sol entre muitas nuvens e ar abafado de manhã, inclusive na capital paulista. Algumas pancadas de chuva já podem acontecer pela manhã na região de Jundiaí, no litoral e nas áreas mais próximas a Minas Gerais. Ressalta-se também que, com a atuação deste cavado, há risco para a ocorrência de granizo no estado nesta segunda.
A nebulosidade aumenta mais durante a tarde e a noite, e chove em todas as regiões do estado. A chuva é típica de verão e vem acompanhada por raios e rajadas de vento de até 60 km/h. O risco maior para temporais generalizados (com alagamentos e/ou enchentes e queda de galhos e/ou árvores) é para as regiões de Campinas e Pirassununga, o norte do estado e o litoral norte.
Esta semana ainda é de atenção por todo o litoral do estado de São Paulo, em especial, as áreas que seguem em situação de vulnerabilidade. Temporais ainda neste começo de semana sobre o litoral norte, mas chuva perdendo força até a sexta-feira (10), mas voltando ganhar intensidade no litoral sul, região da Baixada Santista e Praia Grande.
Nos próximos dias, a Grande SP, RMSP e as cidades do interior também voltam a ter pancadas mais localizadas, ainda com potencial para transtornos durante à tarde pelo excesso de água.
Fonte: Climatempo