Supermercados aderem ao Programa Cidade das Crianças

O mês de março de 2023 tem sabor especial para Jundiaí. Entre os dias 18 a 24 a cidade sediará o 1º Encontro Brasileiro de Cidade das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, com a participação de representantes de diversos países. Além dos equipamentos e espaços públicos, o conceito Cidade das Crianças, desenvolvido pela gestão da Prefeitura de Jundiaí, é abraçado pela iniciativa privada, com a adesão do setor supermercadista ao projeto.

O selo de apoio está visível em todos os caixas de pagamento dos mercados parceiros ao programa. Nesta semana as unidades Covabra, Tauste e o Grupo MonteKali (Monte Serrat e Kalimera) aderiram ao movimento pelas infâncias na cidade. Além da identificação visual, haverá a sensibilização dos trabalhadores para que sejam multiplicadores dos conceitos (Direito de brincar, à Educação, à Saúde, à Cultura, Garantia da autonomia, Promoção da Participação, Ferramentas de Desenvolvimento e uma Rede internacional), pilares de políticas públicas intersetoriais desenvolvidas em Jundiaí e que estão alinhados com as prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Redes de supermercados aderem ao programa Jundiaí, Cidade das Crianças

“As crianças participam de todas as ações das famílias, inclusive nos supermercados. Por isso, a adesão dos empresários do setor é gratificante, mostra que a sociedade está empenhada e participativa para que Jundiaí, Cidade das Crianças, seja boa para as crianças e para os adultos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o diretor do Covabra, Ronaldo dos Santos, a participação da rede, que tem duas lojas na cidade, é importante. “O Covabra apoia o projeto “Cidade das Crianças” que é pioneiro. Esta ação visa dotar o município de políticas públicas voltadas para o bem-estar das crianças e o Covabra visa auxiliar o município na comunicação do projeto à população de Jundiaí. As lojas já implementaram os adesivos e também treinará seus colaboradores para que possam informar os clientes”, comentou.

Pela Rede MonteKali, a diretora Financeira Débora Frasson está entusiasmada com a participação das três unidades do grupo no programa. “Nós do Grupo MonteKali abraçamos a campanha por sabermos da importância das crianças no cenário futuro da nossa cidade. Temos que plantar hoje o que queremos colher lá na frente. A rede está fazendo todo um trabalho de marketing e divulgação visual e de entendimento dos nossos colaboradores para que realmente possamos esclarecer toda e qualquer dúvida dos nossos clientes! Temos muito orgulho da nossa cidade e do comprometimento com as crianças”, detalhou a executiva, lembrando a importância dos oito pilares fundamentais do projeto.

“Esta parceria será de extrema importância, pois o município tem papel fundamental para a formação das crianças. Ao vivenciar a cidade, a criança pode perceber que tem um papel ativo e que cada pessoa é responsável por cuidar e preservar o local onde vive. Desta forma, aliada ao Comitê das Crianças, esta parceria contribuirá para que haja a garantia aos direitos da criança e do adolescente”, comentou Vanderlei Chini, gerente Geral do Tauste Ozanan.

Como participar

Os interessados em participar da campanha, e inserir seu estabelecimento como apoiador do Jundiaí, Cidade das Crianças, pode entrar em contato com a Rede Jundiaí de Cooperação, pelo 4589-8602 ou redecooperacao@jundiai.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura de Jundiaí (www.jundiai.sp.gov.br).