Um adolescente foi apreendido nesta segunda-feira (13), após realizar um atentado na Escola Estadual Professor Antonio Sproesser, onde também funciona a Escola Municipal Vista Alegre, em Monte Mor-SP. O menor foi flagrado atirando bombas de fabricação caseira na instituição na manhã desta segunda-feira (13). Dentro do colégio foi registrada fumaça e desespero nos corredores.
A escola tem cerca de 300 alunos na parte da manhã e as aulas já tinham começado quando houve o atentado terrorista. O jovem de 17 anos que arremessou as garrafas cheias de gasolina e pregos também estava com uma machadinha e portava uma suástica no braço, símbolo nazista.
Um portão que dá acesso ao corredor das salas de aula estava aberto e foi fechado por uma mulher durante o ocorrido. Houve correria de pessoas que estavam próximas da entrada. O jovem não chegou a ter acesso às salas de aula. As bombas também atingiram vasos de cimento, que quebraram.
“Houve algum tumulto, as crianças ficaram com medo, um barulho estrondoso, porém foi tudo acalmado com a chegada dos bombeiros e mais o apoio da Polícia Militar”, disse o inspetor da Guarda Civil Municipal, Denival Santana.
O jovem vai responder criminalmente por ato terrorista, atentado à saúde de outras pessoas e posse irregular de arma de fogo, segundo a Polícia Civil. Nesta terça-feira (14), o caso já deve ser encaminhado para o Ministério Público para tomar as providências junto à Justiça.
Livros sobre Hitler e revólver
Uma réplica de fuzil, livros sobre Hitler, um caderno com anotações e símbolos nazistas foram encontrados na casa dele e apreendidos junto com seu computador. À tarde, o delegado responsável pelo caso, Fernando Bueno de Castro, também confirmou a apreensão de um revólver calibre 32 com seis munições, que o ex-aluno teria jogado durante a tentativa de fuga.
“Ele está aqui na delegacia, vai ser preso em flagrante por ato infracional, vai ser apreendido. A priori, aparenta ser uma pessoa bem transtornada. Ele diz que sofreu bullying nesta escola e por causa disso ele parou de estudar. Desde os 14 anos ele não estuda. Ele fica o tempo inteiro no quarto, trancado, fechado. É uma pessoa que psicologicamente aparenta ser uma pessoa que está abalada.”
O jovem vai ser encaminhado para a Fundação Casa, completou o delegado. Ele não tinha passagem por outros crimes.
Fonte: G1