A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem se destacado por sua preocupação com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Desde 2021, várias espécies de flores foram plantadas em vias públicas e bairros, como Sunpatins, Sálvia Vermelha, Lantana e Lírio, para embelezar a paisagem da cidade. A equipe responsável pela manutenção das áreas públicas realiza roçada de mato e o material é destinado ao Viveiro Municipal, localizado no bairro Figueira Branca.
A Diretora do Meio Ambiente e engenheira agrônoma, Silvia Rocha, destaca que os resíduos verdes gerados pela manutenção das áreas públicas, como folhas, gramas roçadas e restos de vegetais, são levados ao viveiro e transformados em adubo através de compostagem. “Esse adubo é usado nos jardins das praças, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade. Reaproveitamos o que seria descartado para dar vida a novas plantas”, afirma.
A equipe do Projeto Floração vem transformando as praças através do plantio de mudas de flores, instalação de novos parquinhos e também novos bancos, mesas e lixeiras para a completa revitalização dos espaços públicos.
O secretário de Meio Ambiente, Neive Noguero, afirma que o trabalho e dedicação de toda equipe estão transformando a cidade em um lugar mais florido e com qualidade de vida. E ressalta a importância da participação de todos na sustentabilidade do município e do planeta. “É através de mudanças de costumes, em que muito se descarta e pouco se reutiliza, que vamos fazer a diferença. Preservar o meio ambiente, é olhar ao redor, cuidar e reutilizar. E esse exemplo nós temos dado, reutilizando até sobras de folhas e vegetais”, comenta. O secretário finaliza apontando outro item importante. “A remoção desses materiais também diminuiu os alagamentos e melhorou a circulação de pedestres e veículos”.
Com mãos na terra e olhos nas mudas!
Juarez Pereira de Brito, 68 anos, reside no bairro Parque Internacional e há dois anos trabalha no Viveiro Municipal, liderando a equipe que faz a plantação de mudas na cidade. Formado em Gestão Ambiental, une a paixão e a experiência para lidar com a terra, contribuindo para deixar a cidade mais bonita. “Estamos determinados em transformar Campo Limpo Paulista em um lugar mais agradável para se viver. Tenho muito orgulho e amor em tudo o que faço”.