Nesta quinta-feira (26), a Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista recebeu denúncia sobre uma situação de maus tratos envolvendo um cachorro em uma chácara no bairro Estância Figueira Branca.
Os patrulheiros da GCM foram até o local indicado pelo denunciante e confirmaram a veracidade da denúncia. Um cão da raça Pit Bull Red Nose estava amarrado a uma corda curta com cerca de um metro, sem água e sem alimentação. O animal apresentava ainda escoriações pelo corpo, além de muitos parasitas.
Na chácara onde o cão foi localizado não havia moradores fixos, pois trata-se de uma propriedade invadida. Na sequência, os agentes conduziram o cão para uma clínica no Jardim Santa Catarina, onde passou por cuidados médicos veterinários e por lá permaneceu internado.
É bom lembrar que a Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A punição é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal. Caso o crime resulte em morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. Trata-se de uma alteração na Lei 9.605/98, que dispõe sobre crimes contra o meio ambiente, a fauna e flora e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, nos casos de crimes de maus-tratos contra animais.
Quem se deparar com situação que configure maus-tratos aos animais pode denunciar ligando para o telefone da Guarda Municipal 4039 5954 ou no 199 da Defesa Civil.