A Defesa Civil de Jundiaí informa que, nas últimas 24 horas, os pluviômetros, utilizados para medição de chuvas, registraram o acumulado de 102,2 milímetros. Já nas últimas 72 horas, o acumulado chega a 114,6 mm. Em razão do acumulado acima de 80 mm nas últimas 72 horas, o Município encontra-se em Estado de Atenção.
A Defesa Civil com os setores de força-tarefa da Prefeitura estão de prontidão e seguem nas vistorias relacionadas ao volume de água e averiguação em campo conforme estabelece o Plano de Contingência Chuvas de Verão. Nas últimas 12 horas foram registrados alguns pontos de alagamento e a queda de árvores em pontos isolados da cidade. Também foi contabilizado um aumento considerável do nível dos rios que cruzam Jundiaí, mas sem casos de transbordamento.
Nesta quinta-feira (5), a Defesa Civil realiza vistorias técnicas em pontos onde houve grande volume de chuvas como a Avenida Antônio Pincinato, a rua Dino – na Ponte São João, a Praça Tibucio de Siqueira, no Centro, entre outros. Felizmente, não há casos desaparecidos nem vítimas fatais em decorrência das fortes chuvas, e nenhuma casa precisou ser interditada.
Previsão do tempo para Jundiaí
05/01 – Nublado com possibilidade de chuva (50 mm). Temperatura: 23°C – 17°C. Vento: 18 km/h. Umidade Relativa do Ar: 86%.
06/01 – Nublado com possibilidade de chuva (20 mm). Temperatura: 24°C – 18°C. Vento: 23 km/h. Umidade Relativa do Ar: 80%.
07/01 – Nublado com possibilidade de chuva (2 mm). Temperatura: 24°C – 17°C. Vento: 20 km/h. Umidade Relativa do Ar: 70%.
Ligue 199
Havendo necessidade, a população pode contar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, está disponível o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.