Lucélia Santos conta histórias de resistência do movimento seringueiro do Acre no SESC

Espetáculo ‘Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive’, com a atriz, diretora, produtora e ativista brasileira Lucélia Santos, abre a temporada 2023 de teatro no Sesc Jundiaí. A apresentação acontece no sábado, dia 14 de janeiro, às 19h. A venda de ingressos começou, pela web, nesta terça (20/12), e também nas bilheterias físicas. Os valores vão de R$ 9 a R$ 30.     

A peça conta, pela primeira vez, a história de resistência do movimento dos seringueiros acreanos, a partir da trajetória do líder ambientalista. Embora densa e plena de dores, a narrativa corre suavemente, seja pelo tom firme, porém calmo, da voz do próprio Chico Mendes, seja pela presença indignada, porém sempre esperançosa, das bravas mulheres que a conduzem.

O roteiro entremeia as vozes das mulheres com os áudios gravados por Lucélia, em um esforço para relatar a luta de Chico Mendes, desde os empates de derrubada contra a devastação da floresta em meados da década de 1970 até o seu assassinato em 22 de dezembro de 1988.

Com dramaturgia da antropóloga, jornalista e escritora Zezé Weiss, revisão de Gomercindo Rodrigues, companheiro e amigo pessoal de Chico Mendes, a peça intercala os áudios de Mendes com a narrativa de três mulheres essenciais para a resistência na floresta: a pioneira Valdiza Alencar, seringueira do Vale do Acre; a matriarca do Seringal Cachoeira, Cecília Mendes, tia de Chico Mendes; e a própria Lucélia Santos.