Policiais da 1ª Companhia do 49º Batalhão da Polícia Militar de Jundiaí prenderam, na tarde desta quarta-feira, dia 14, dois homens suspeitos por tentativa de assalto, no bairro Caxambu, em Jundiaí. A ocorrência aconteceu na rua Gerônimo Anholon, travessa da Avenida Giustiniano Borin, principal via de interligação entre o bairro e a região da Vila Aparecida e do Jardim São Camilo. Os indivíduos, um adolescente, de 17 anos, e um rapaz, de 25, foram detidos pela população até a chegada da polícia. A ação rápida da PM foi possível graças às mensagens enviadas pelos moradores em um grupo de WhatsApp conjunto com os policiais integrantes do projeto Vizinhança Solidária.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia foi acionada, por volta das 17h20, por suposta briga de rua. Porém, informações passadas por moradores, no aplicativo de mensagens de policiamento comunitário, apontavam que dois indivíduos tentavam assaltar e agredir uma mulher que passava pelo local. Imediatamente, viaturas se dirigiram ao endereço e avistaram os dois homens em fuga e, em seguida, sendo cercados por populares. No total, cinco viaturas foram empenhadas para atender a ocorrência.
Os indivíduos informaram aos policiais que, mais cedo, estavam no bairro Vale Azul, próximo da região, fazendo o uso de entorpecentes. Ao subir em direção ao bairro Caxambu, avistaram a mulher caminhando pela calçada, com uma mochila nas costas. Um deles tentou puxar a bolsa à força, mas a mulher reagiu. Neste momento, um dos suspeitos a agrediu, mas a mulher – ao notar que os homens não estavam armados – revidou a agressão, desferindo um soco na boca dele. A história foi confirmada pela vítima, que sofreu lesões do rosto e foi encaminhada ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV) por uma viatura do Corpo de Bombeiros. Uma viatura do SAMU também esteve no local para os primeiros cuidados. Os indivíduos sofreram escoriações, não necessitando de atendimento médico. Os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos ao Plantão Policial. O maior foi autuado em flagrante por tentativa de roubo. Ele já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas. O infante responderá pelo ato infracional análogo ao crime de roubo. A ocorrência segue em andamento no Plantão Policial de Jundiaí.
O atendimento da ocorrência foi feito pelo Cabo PM Cleon e Soldado PM Arilando, com o apoio do Sargento Marcelo, Soldado Diniz e Soldado Gustavo, além de outras viaturas da região. Apesar da prisão dos indivíduos e do rápido atendimento, a Polícia Militar recomenda evitar reagir a tentativas de assalto e, assim que possível, sempre procurar o auxílio da polícia.