Polícias e GMs detiveram 2.123 pessoas em nove meses na Região

Detenções em Jundiaí e nos oito municípios sob a coordenação da Delegacia Seccional somaram 2.123 apenas nos nove meses deste ano, segundo dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pelas estatísticas criminais de todo o Estado.

Os números incluem prisões em flagrante e por mandado de adultos, bem como apreensões em flagrante e por mandados de busca e apreensão de menores em Jundiaí e nas cidades de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Louveira, Cabreúva, Jarinu e Morungaba.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, 2022 teve um aumento de 6,5% nas detenções, totalizando 1.992 delas em 2021, conforme as estatísticas da SSP. Em todos os casos, as detenções foram realizadas tanto pelas polícias Civil e Militar como a Guarda Municipal de cada localidade.

Em Jundiaí, neste ano, 813 adultos foram presos em flagrante, com outros 319 capturados por força de mandados de prisão. Foram apreendidos ainda em flagrante 33 menores e capturados seis em cumprimento de mandados de busca e apreensão (medida semelhante à de prisão, mas destinada a adolescentes).

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento em 2022 de 4,3%, sendo Jundiaí o maior município entre os outros oito na Região e responsável por 70,4% de todas as detenções contabilizadas pela pasta de segurança.

Mais dados

Itatiba teve a segunda maior quantidade de detenções, com 244 no período deste ano. Foram 153 prisões em flagrante e 115 por mandado, além de três menores apreendidos em flagrante e o mesmo número de mandados de buscas e apreensão. Já na comparação com 2021, houve aumento de 8,9%.

Em seguida, aparece Várzea Paulista, com 184 detenções: 99, 76, 5 e 4, respectivamente, representando aumento de 9,5% em relação a 2021, que fechou o período com 168 delas.

Em Campo Limpo Paulista, as detenções somaram 133, sendo 83 prisões em flagrante e 48 por mandado, com outras duas apreensões em flagrante de menores (aumento de 38,5% em relação a 2021). No período, não houve cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Itupeva aparece logo em seguida, com 127 detenções. Foi o último município a ter mais de 100 detenções no período, com 88, 38, 1, 0, respectivamente, contra 120 no período do ano passado.

Em Cabreúva, por sua vez, as policias Civil e Militar, além da GM, realizaram entre janeiro e setembro deste ano 97 detenções, sendo 66 em flagrante de adultos e 43 por mandado. Sete menores foram apreendidos em flagrante e nenhum foi capturado.

Em relação aos demais, Cabreúva foi o único município a apresentar queda no número de detenções, com duas a menos na comparação com o mesmo período de 2021. Das 97 verificadas neste ano, 66 foram em flagrante contra adultos, com mais 30 cumprimentos de prisão. Apenas um menor foi apreendido em flagrante (não houve menores detidos por força de mandados de busca e apreensão.

Com a terceira menor quantidade de detenções, Louveira teve aumento de 2,4%, passando de 81 para 83 na comparação entre os períodos. Neste ano, 51 adultos foram presos em flagrante e 30 capturados, além de dois menores apreendidos em flagrante. Também não houve no município cumprimento de mandados contra menores.

Já em Jarinu, que teve a segunda menor quantidade de detenções, o aumento em relação a 2021 foi de apenas um caso, subindo de 80 para 81 (52, 24, 3 e 2, respectivamente).

Em Morungaba, por sua vez, apenas três prisões em flagrante foram contabilizadas. A quantidade é superior em um caso em relação ao ano passado, que fechou o período com apenas três flagrantes de adultos.

Texto e foto: Imprensa Policial