Lançado no começo do mês de novembro com uma série de atrações culturais gratuitas e delícias gastronômicas entre os dias 01 e 23 de dezembro, o Circuito Natal Luz trará uma prévia do Plano de Requalificação do Centro de Jundiaí, cujo projeto está sendo desenvolvido pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).
Em dezembro, será possível vivenciar em um mês o que se pretende como convivência cotidiana com a implantação da iniciativa. “O Natal Luz é uma ação que promoveu um trabalho cooperativo entre o poder público e entidades da sociedade civil que enxergam o potencial de qualificar as relações sociais, econômicas e de qualificação da paisagem que são intrínsecas às ações que serão providenciadas”, explica o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
O Plano de Requalificação envolve 30 ações listadas para intervenções e prevê melhorias em diversos eixos, como urbanístico, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e ações culturais. “A requalificação completa do Centro tem investimentos da ordem de R$ 50 milhões e já conta com projetos em andamento, como é o caso da revitalização do Centro das Artes e, em breve, também das vias e praças. Tudo será feito com o objetivo de estimular a recuperação e reocupação do Centro de Jundiaí, resultando, assim, em mais dinamismo das ações que são empreendidas na região central”, aponta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Atualmente, os lojistas buscam alternativas para atrair o grande público ao Centro. Neste sentido, a melhoria da ambiência com a qualificação do espaço público, atrelada às atrações presentes, é um passo importante para que o Centro volte a atrair pessoas e mostre sua pujança. “A última requalificação do Centro foi muito positiva e esperamos que a próxima também traga resultados positivos. Precisamos de atrações que chamem o público, e o Circuito Natal Luz por ser uma ótima alternativa, principalmente para o público mais jovem que não tem o costume de frequentar a região central”, comenta o proprietário de uma loja de joias, Arthur Kirshnick Jr.
“Participei das reuniões sobre a requalificação e dei algumas sugestões, como colocar mais vagas de carga e descarga, tanto para mercadorias quanto para passageiros e motoristas de aplicativos. Precisamos também padronizar as fachadas, pois alguns dos comércios que chegaram depois da última revitalização não seguem à risca as regras de publicidade”, afirma Daílton Thomazelli, proprietário de algumas lojas espalhadas pelo Centro.
Segundo a UGPUMA, o projeto urbano para o Centro é uma intervenção na escala local que visa propiciar a integração e renovação da infraestrutura urbana que objetiva, com a qualificação do ambiente e da paisagem, com incentivo do uso habitacional, presença de equipamentos públicos, mobilidade ativa e conexão entre modos de transporte, a promoção do desenvolvimento econômico e social da região.
“Aliado a outras intervenções que a Prefeitura já está realizando no local, o Plano de Ações tem um olhar ampliado para as necessidades, com a proposta de atribuir as vocações cabíveis a cada uma de suas vias e praças. É essencial que o poder público estabeleça parcerias com as entidades e comerciantes locais para o êxito do plano, que tem uma estimativa de ser concluído em 5 ou 6 anos”, afirma o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi.
Natal Luz
O Circuito Natal Luz é organizado pela Prefeitura de Jundiaí e entidades parceiras como Sincomércio, Catedral Nossa Senhora do Desterro, Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Câmara de Dirgentes Lojistas (CDL) Jundiaí.
Além do Centro, principais bairros com centros comerciais também irão receber a programação cultural. São eles: Ponte São João, Vila Hortolândia, Vila Arens, Jardim Santa Gertrudes, Eloy Chaves e Vila Rami.