Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebra centenário e Festa da Padroeira

A Igreja foi cenário de inúmeras cerimônias religiosas. Um local de fé e devoção, conhecido pela tradicional escadaria próxima ao coreto, além da praça que comporta grandes eventos no bairro da Vila Arens. Em dezembro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebra o centenário da fundação, a chegada dos primeiros missionários Salvatorianos na cidade de Jundiaí e a Festa da Padroeira.

Como reconhecimento, o Vice-Prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, entregou na segunda-feira (7), uma singela homenagem a toda a paróquia, representada pelo Pároco Pe. Itamar Roque de Moura. “São 100 anos dedicados às atividades religiosas em nossa cidade, por isso, entregamos um Diploma de Reconhecimento que congratula a Paróquia pelo jubileu centenário como um gesto de carinho a todos os fiéis”, comenta Martinelli.

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega os paroquianos Adriana Scarabelini e Diego Oliveira.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Foto: Solotudo)

Festa da Padroeira

Em comemoração ao centenário, os fiéis estão convidados a participarem das celebrações e da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. No dia 1 de dezembro, às 19h30, haverá Celebração Penitencial do Advento. Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, às 19 horas, está programado o Tríduo Preparatório e, no dia 8 de dezembro, às 19 horas, ocorrerá a Solene Celebração Eucarística que será presidida pelo Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto.

 A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica localizada na Rua General Carneiro, 106 – Vila Arens.

História

Foi em 1 de dezembro de 1922 que os primeiros Padres Salvatorianos chegaram em Jundiaí e assumiram a Capela de Santa Cruz, no alto da Vila Arens, hoje Praça Quintino Bocaiúva, popularmente conhecida como “Largo da Feira”. No mesmo mês, já no dia 23, o Arcebispo de São Paulo da época, Dom Duarte Leopoldo e Silva, criou oficialmente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. De Santa Cruz, a paróquia passou a chamar-se “Nossa Senhora da Conceição”, por sugestão de Dom Duarte, pelo fato dos padres terem chegado ao bairro durante a Oitava da Festa Litúrgica de Nossa Senhora da Conceição.

A paróquia que sempre foi atendida pelos religiosos e Padres Salvatorianos, atualmente conta com o Pe. Itamar Roque de Moura como pároco e vigários paroquiais: Pe. Luiz Dalmolin Spolti, Pe. Jurandir Batista de Souza, Pe. Jair Carlesso e Ir. Eduardo José Mijares Oviedo.

Em sua Ação Evangelizadora Paroquial, conta com diversas pastorais, movimentos e serviços. Entre os eventos tradicionais, estão: Festa Portuguesa, Almoço Mineiro, Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, Romaria Pedestre a Bom Jesus de Pirapora, Missões Populares, Bazar de Artesanato do grupo “Trabalhos da Vovó” e Festa Junina.