Com à alta de casos de Covid no país, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), disse que não houve nenhuma recomendação do comitê científico para a volta obrigatória do uso de máscaras.
O comitê se reúne uma vez por semana para avaliar o estágio da doença no estado e, a partir daí, sugere algumas medidas ao governador. O próximo encontro será na quarta (16), e Rodrigo afirmou, neste domingo (13), que aguarda orientações do comitê antes de tomar qualquer decisão.
A declaração do governador destoa do sinal de alerta proferido pelo infectologista e secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, em entrevista publicada pela Folha na sexta (11). O comitê científico, aliás, está incorporado à secretaria que Uip comanda.
A obrigatoriedade só será possível após um decreto do governador.
O Brasil registrou neste sábado (12) um aumento de 74% na média móvel de novos casos.
O uso de máscara deixou de ser obrigatório em março, após decreto assinado pelo então governador João Doria. Atualmente, o uso tem caráter de recomendação, sendo necessário no estado de São Paulo somente em serviços de saúde, como postos e hospitais.
Com informações da Folha de S.Paulo