O número de vítimas de homicídios no estado de São Paulo aumentou em 11% em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo as estatísticas da criminalidade divulgadas nesta terça-feira (25) pela Secretaria da Segurança Pública.
No total, o estado registrou 253 ocorrências que envolviam homicídios, um índice 11,9% maior que os 226 casos de setembro de 2021. Considerando-se o total de mortos, foram 270 óbitos, 11,1% a mais que os 243 do mesmo mês no ano passado.
Com esses números, setembro se torna o quarto mês seguido com aumento no número de vítimas de homicídio em São Paulo.
Para o professor da Fundação Getulio Vargas e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Rafael Alcadipani, o avanço dos homicídios chama atenção para um possível impacto na disputa de comando da principal facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios em São Paulo.
“É importante que a gente tente analisar pra ver se tem envolvimento do crime organizado. A gente tem visto uma disputa na facção do crime organizado, que é o PCC aqui em São Paulo, e até que ponto isso não está afetando esse indicador de homicídio?” argumenta o especialista.
Estatísticas
As estatísticas da criminalidade trazem ainda outros índices. O número de ocorrências de latrocínio (roubo seguido de morte) caiu13,63%, de 22 para 19 casos, e o de estupros subiu 12,66%, de 229 para 258.
Fonte: R7