Buscando estreitar o relacionamento com os vigilantes da cidade, a Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), realizou, na manhã desta sexta-feira (14), na sede da Unidade de Segurança, no Complexo Fepasa, encontro com representantes da Associação dos Vigias Autônomos de Jundiaí e Região – AVAJUR para apresentação de proposta de capacitação formação dos vigilantes oferecida gratuitamente pela equipe da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).
Estiveram presentes na reunião, além de um grupo de vigias representando a AVAJUR, o inspetor Dênis Berni (responsável pela Coordenadoria de instrução e Formação da GMJ), o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Benedito Marcos Moreno, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi e a gestora da de Segurança Municipal, coronel Carla Basson.
“Colocamos a estrutura de instrução e formação da GMJ para que eles se capacitem, compreendam os limites da sua atuação e aperfeiçoem a ação de seus profissionais”, comenta o inspetor Dênis Berni.
O gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, destacou que a proposta da Prefeitura é de oferecer cada vez mais, melhores serviços à população. “Priorizamos investimentos em segurança para que o nosso munícipe se sinta mais seguro, com foco na melhoria da estrutura da GMJ. Nesse sentido, estamos disponibilizando essa capacitação para os vigilantes autônomos, pois eles estão presentes em diversos bairros da cidade e podem contribuir com a prevenção de delitos e crimes. A padronização de procedimentos sempre com um olhar preventivo, certamente trará benefícios à segurança municipal”, disse o gestor que reforçou a importância dessa integração aliada às câmeras de monitoramento no combate à criminalidade no município.
O comandante da GMJ, lembrou da recente capacitação que a GMJ ministrou a um grupo de vigilantes na sede da corporação onde foi aplicado o treinamento com bastão tonfa e legislação.
A gestora de Segurança Municipal sugeriu ainda o treinamento com outros órgãos de segurança. “Na questão de crimes mais graves, é importante que os vigilantes estejam atentos e qualificados. São olhos da segurança pública que podem auxiliar as forças policiais. Será uma parceira integrada e comprometida com as necessidades da população visando garantir maior segurança”, frisou Carla.
O presidente da Associação dos Vigilantes de Jundiaí, Faviano Aparecido da Silva, enalteceu o trabalho da Prefeitura para o aperfeiçoamento dos vigias. “Temos na cidade quase 400 vigilantes com 250 profissionais credenciados. Trabalhamos dia e noite em conjunto com a Guarda Municipal, principalmente. São diversas ocorrências sempre com o apoio da corporação. Temos muitos vigias novos e precisamos estar sempre preparados”, relatou.
De acordo com o planejamento do Centro de Instrução e Formação da GMJ, o treinamento terá início em breve, com a mesma qualidade e técnica transmitida aos alunos guardas em formação, porém noções de procedimentos operacionais para o dia a dia com a utilização das tecnologias não letais.
Constam do cronograma de atividades teóricas e práticas da Coordenadoria de Instrução e Formação aos vigilantes, as seguintes disciplinas: postura profissional/credenciamento; políticas de segurança pública; Estatuto do Desarmamento/legislação; acionamento dos órgãos de segurança; uso progressivo da força/ UFP.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí