A FMJúnior, primeira empresa júnior da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), lança seu primeiro livro “Primeiros socorros: o que todos deveriam saber” no dia no dia 17 de outubro de 2022, às 18h30 no anfiteatro Pedro Favaro, da Unidade 1, da FMJ com entrada gratuita.
Este livro é fruto de um projeto que visa reduzir o índice de mortes evitáveis na região de Jundiaí capacitando a população leiga e, agora, fornecendo, também, um material de qualidade para consultas rápidas em situações de emergência. Foi redigido pelos estudantes de medicina da instituição.
Na solenidade de lançamento acontecerá um painel de discussão sobre Empreendedorismo e Medicina com presença do Jones Martins, Gestor Adjunto de Governo na Prefeitura de Jundiaí, o empreendedor Alexandre Borin, da Prestus e Cauê Bueno, fundador e CEO da Hackmed, líder na Fundação Lemann e liderança na Academia Nacional de Medicina. Mediando esse painel o fundador e CEO da FMJúnior, Guilherme Bellato.
A FMJúnior é a primeira empresa júnior da Faculdade de Medicina de Jundiaí, sem fins lucrativos, sendo que os integrantes da empresa são os próprios alunos do 1º ao 4º ano da faculdade e realizam trabalho voluntário.
Sobre a Empresa Júnior:
A Empresa Júnior existe desde de 2010 e já realizouo Curso de Primeiros Socorros, um curso teórico-prático para Diretores de Escolas do Ensino Fundamental da Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura Municipal de Jundiaí, funcionários do Parque da Cidade, funcionários do Mundo da Criança e funcionários da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Além de capacitar anualmente estudantes de medicina para fazer a gestão da empresa.
Sobre o livro:
“Primeiros Socorros: o que todos deveriam saber” é um guia prático para a população leiga sobre como agir frente a diversas situações de emergência em saúde, como acidentes automobilísticos, afogamento, parada cardiorrespiratória, entre outras. Esse livro conta com orientações específicas e detalhadas do que deve ser feito em cada caso no socorro imediato depois do ocorrido, ou seja, os primeiros socorros antes da chegada do atendimento especializado.
Com o intuito de montar um livro que todos tivessem acesso às informações, os estudantes de medicina utilizaram uma linguagem simples e objetiva para que todos pudessem ler com facilidade, seja público leigo ou não.
Todas as pessoas já passaram por alguma dificuldade e não sabia qual deveria ser o próximo passo. Você já viu um colega engasgando ou tentando ajudar um desconhecido na rua? Com as informações do nosso livro você terá as orientações necessárias para agir de forma efetiva nessas emergências e contribuir para reduzir o índice de mortes evitáveis na sua região.