É falso que apertar a tecla ‘confirma’, durante o aparecimento da mensagem ‘confira seu voto’, na tela da urna eletrônica, cancele a escolha do eleitor. Após digitar o número do candidato, a mensagem “confira seu voto” vai ficar na tela da urna por apenas um segundo. Em seguida, o eleitor poderá confirmar seu voto. Caso o cidadão aperte “confirma” antes de completar os mil milésimos, não acontecerá nada, já que o voto só será computado após sumir o recado.
Novidade para as eleições deste ano, o alerta foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de oferecer mais segurança para que o cidadão valide seu voto.
Vídeo que circula pelo WhatsApp em que cidadão alega que a mensagem ‘confira seu voto’, na tela da urna eletrônica, induzirá o eleitor a apertar ‘confirmar’ e, assim, anular sua escolha no pleito. Além disso, o conteúdo enganoso diz que o recado de verificação do voto digitado na urna tem duração de “alguns segundos”. Isso é falso, já que o aviso aparecerá por apenas um segundo na tela do equipamento.
Segundo a Corte Eleitoral, o alerta ficará na tela da urna eletrônica por apenas um segundo. Após este período, o cidadão poderá apertar a tecla “confirma” para validar o voto no candidato que digitou, “corrige” caso não apareça na urna o postulante preterido, ou a tecla “branco” se o eleitor deseja votar em branco.
Caso o cidadão aperte o botão “confirma” antes de completar o tempo de um segundo para que o alerta de “confira seu voto” saia da tela da urna, não acontecerá nada, já que a computação do voto apenas será feita após sumir o recado.
Fonte: Correio Braziliense