A primavera começou com temperaturas baixas em parte do sul e leste do estado de São Paulo. A chuva ganhou força no começo desta semana, com a passagem de uma frente fria e a entrada do ar frio manteve as temperaturas bem baixas.
A tendência já para o domingo é de diminuição da chuva. O fim de semana ainda vai ser marcado por temperaturas amenas no leste e sul paulista, com máximas que não passam dos 24 °C, como na RMJ -Região Metropolitana de Jundiaí. Já em algumas cidades do centro e norte de São Paulo, as temperaturas voltam a subir com máximas em torno de 27 e 28 °C.
Quando o frio vai embora de SP?
Outubro ainda começa com temperaturas baixas em São Paulo. A previsão ainda é de um mês com várias entradas de frentes frias, que na retaguarda possuem massas de ar frio que avançam sobre o estado, principalmente no sul e leste paulista. Mas, ainda teremos alguns dias quentes, principalmente em áreas do centro, norte e oeste do estado. No sul e leste paulista a sensação vai ser de abafamento durante alguns dias, principalmente na primeira quinzena do mês. De forma geral, outubro ainda será úmido, com períodos de céu mais nublado e chuva fraca que vai e vem ao longo do dia.
Todo o estado de São Paulo está com previsão de chuva acima da média durante o mês de outubro, principalmente no norte paulista, nas regiões de Franca e Ribeirão Preto, com maior ocorrência de chuva ao longo do mês.
Teremos uma condição em que o calor mais intenso, comum no mês de outubro, principalmente no interior, seja menos frequente. Dando lugar a uma condição de tempo mais abafado, aponta o meteorologista de Clima, Vinícius Lucyrio, da Climatempo.
A persistência também é de dias mais nublados, devido à passagem das frentes frias pela faixa litorânea, no leste e sul de São Paulo. Estas regiões, a Grande SP, região do Vale do Paraíba, ficam com temperaturas mais amenas, com alguns dias de tempo abafado de forma mais pontual. Os dias de calor mais intensos serão sentidos principalmente na segunda quinzena do mês, mas com muita variação ao longo da primavera.
A projeção também indica um começo de novembro com temperaturas amenas, também com várias frentes frias passando pela costa do estado. O calor retorna de fato na segunda quinzena de novembro, mas para outubro a expectativa ainda é baixa.
Fonte: Climatempo