Jundiaí prossegue com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacinação. Caso o Ministério da Saúde não prorrogue novamente a data, a ação termina nesta sexta-feira (30).
A gotinha é para crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente de já terem tomado todas as doses na rotina, desde que tenham recebido três doses da vacina inativada contra Pólio (VIP). A ação de reforço, desencadeada no dia 8 de agosto, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País. Em países como os Estados Unidos e Israel, onde a doença já estava erradicada, ressurgiram casos.
De acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica (VE), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em Jundiaí, foram vacinadas 10.631 crianças com a dose adicional, ou seja 53% do público-alvo. A meta é atingir 95% das crianças aptas.
Para alavancar a campanha, a aplicação também ocorre nas escolas de Educação Infantil I da rede municipal de ensino e nas creches conveniadas, na presença dos pais ou responsáveis ou mediante autorização assinada.
Multivacinação
Para a campanha de multivacinação – voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos – estão disponíveis 18 imunizantes contra várias doenças. Entre elas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Covid-19
O Município também realiza campanha contra Covid-19, com aplicação das doses nas UBSs e no polo de vacinação, na Cidade Administrativa (antiga Creche do Idoso). O local, na avenida Alexandre Ludke, 780 (próximo ao Terminal Hortolândia), é polo exclusivo para a aplicação do imunizante Coronavac em crianças entre 3 e 4 anos, e também oferta as doses anteriores para o público a partir de cinco anos e a vacina contra Influenza para pessoas a partir de 6 meses até o término do estoque da cidade.