A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), encerra segunda-feira (26) a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose – fase 2. A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o público-alvo são pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais.
Desencadeada pela Secretaria de Estado, a campanha visa divulgar os sintomas da doença, orientar, conscientizar sobre a importância da detecção precocemente, além de identificar grande quantidade de pessoas que estão sintomáticos respiratórios a partir da busca ativa.
Até o momento, 391 exames foram coletados e desses, quatro deram positivo. Na primeira fase, em março, foram 178 exames coletados, sendo nove positivos.
A tuberculose é uma doença que progride silenciosamente e é causada pelo Bacilo de Koch, com transmissão por via aérea. Entre os sintomas estão: tosse persistente por mais de três semanas, sudorese noturna, falta de ar, perda de peso, febre baixa, rouquidão e fraqueza. No Brasil, em 2021, foram registrados 68.271 casos novos da doença. Em Jundiaí, no mesmo período, a VE registrou 93 casos. Neste ano, até o momento, são 116 casos notificados.
Para participar da campanha, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. O teste é simples, rápido e o resultado é disponibilizado em sete dias. O tratamento é oferecido gratuitamente pelas UBSs.