O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que irá participar do debate presidencial da TV Bandeirantes neste domingo. Até então, a campanha do petista não tinha batido martelo sobre a presença do candidato no evento.
— Nos vemos na Band amanhã, 21 horas — escreveu o ex-presidente em sua conta no Twitter no início da tarde deste sábado.
Como mostrou o GLOBO, divergências internas vinham postergando a decisão sobre a participação de Lula no debate. Em conversas internas ao longo da semana, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, coordenadora-geral da campanha, defendeu que Lula não fossem sem a confirmação do presidente Jair Bolsonaro (PL).
No entanto, acabou prevalecendo a posição do grupo encabeçado pelo deputado Rui Falcão (PT), que defendia a presença de Lula independentemente de o segundo colocado nas pesquisas estar ou não no dia. Ao longo das últimas semanas, a equipe do petista negociou com a Band as condições para a participação de Lula. Exigências, como a proibição de plateia no estúdio, foram atendidas.
A expectativa é que todos os seis candidatos anunciados para o debate estejam presentes, incluindo Bolsonaro, que pelo sorteio da Band estará posicionado ao lado de Lula. Apesar de inicialmente ter resistido à participação, o presidente da República disse nesta sexta-feira, em entrevista ao programa Pânico, que “deve ir” à TV Bandeirantes.
— Eu devo estar no domingo. Não estou batendo o martelo. No momento, achava que não devia ir, agora acho que devo ir. Vou ser fuzilado, vão atirar em mim o tempo todo — afirmou Bolsonaro.
Como mostrou o colunista do GLOBO Lauro Jardim, as providências para que o presidente participe do confronto com Lula estão sendo tomadas. Um avião presidencial está reservado para amanhã à tarde de Brasília para São Paulo, assim como Bolsonaro já tem em mãos perguntas e respostas para usar no embate com cada um dos candidatos presentes.
Além de Bolsonaro e Lula, devem estar no debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe d’Avila (Novo).
O diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Fernando Mitre, também confirmou o elenco completo no debate em sua conta no Twitter.
Fonte: O Globo