SAMU completa 17 anos de atuação no município com homenagens

Neste sábado, dia 27 de agosto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa 17 anos de atividades em Jundiaí. O serviço é responsável pelo atendimento médico pré-hospitalar de emergência e realiza a cada ano, cerca de 19.200 atendimentos, dedicando-se a salvar vidas nas mais diversas situações. Para quem já precisou dos cuidados da equipe, o sentimento é de gratidão.

“Não deu tempo de chegarmos ao hospital, no meio do caminho entramos na base do Samu e eu fui prontamente atendida por uma equipe maravilhosa que me socorreu. Em cinco minutos eu dei a luz ao Davi Luiz. Somos muito gratos, eles fazem um grande trabalho por toda a população”, diz Adelaide Silva Santos que teve o parto realizado com a ajuda da equipe em outubro de 2021. “Toda vez que a gente passa lá na frente, relembra de toda a equipe”, diz ela.

O sentimento é compartilhado por Ana Maria Tonelli de Souza, que precisou contar com o socorro da equipe em duas ocasiões. “Aos três anos meu filho, que hoje tem cinco, tinha crises convulsivas e eu no momento de desespero, acionei a equipe, estava em casa com minha outra filha, que é gêmea e minha sogra, mas estávamos sem carro. Me atenderam, me acalmaram e, apesar de eu ter plano de saúde, me socorreram ao hospital”, relembra. “Minha última experiência foi com meu pai, faz um ano, foram muito rápidos no socorro, meu pai era um paciente oncológico e foi vítima dessa pandemia”, conta emocionada.

“Eu sei que o dia a dia é muito pesado, vocês têm diversos obstáculos para enfrentar, mas vocês nunca medem esforços, desde o primeiro atendimento telefônico para acalmar a família, para dizer que o socorro está a caminho, é tudo muito rápido. A gente acredita que, quando tem que ser é pra ser, mas eu sou muito grata pelo trabalho de vocês e às famílias de vocês, que quando vocês saem para as ruas ficam em casa pedindo para que Deus os proteja. E a gente que é atendido por vocês, podem ter a certeza, também colocamos vocês em nossas orações, eu, minha mãe, meu marido e meus filhos somos muito gratos a todos vocês. Parabéns por estes 17 anos”, agradece.

Ao ver os cuidados da equipe Samu com seus pais, Renata Tafarello teve a certeza de que estavam com os profissionais certos. “Precisei do serviço por duas vezes, uma com meu pai e outra com a minha mãe e nas duas vezes o serviço foi maravilhoso”, se recorda. “A minha mãe, me lembro bem, que no caminho para o hospital, com a abordagem do enfermeiro ali falando com ela, foi acalmando e o estado de saúde dela foi até melhorando. Ela chegou ao hospital melhor do que quando estava em casa, então eu sou muito grata ao Samu, aos paramédicos, aos profissionais, motoristas, enfermeiros e todos os demais, porque realmente é um atendimento que faz toda a diferença”, agradece.

Fundado em 2005, o Samu conta com 115 colaboradores que se dedicam 24 horas por dia, sete dias por semana, em sistema de revezamento. São 30 médicos, 7 enfermeiros, 26 técnicos de enfermagem, 29 motoristas/socorristas, 1 coordenador médico, 1 coordenador de enfermagem e Centro de Controle Operacional (CCO), 1 coordenador de frota, 1 coordenador administrativo, 1 assistente administrativo, 10 Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM) e 7 Rádio Operadores (RO).

Sob o comando do médico Mário Jorge Kodama, o serviço obteve vários avanços recentes tais como renovação de toda a frota, hoje composta por cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), a informatização do Centro de Controle Operacional (CCO) e em breve foi deve ganhar uma nova base, mais moderna e bem-estruturada.

Segundo o médico, cerca de 80% dos atendimentos envolvem situações clínicas, como suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, dor no peito, mal súbito e falta de ar. E a maioria das ocorrências envolvem pessoas a partir dos 60 anos.

Operação

Toda vez que um usuário aciona o 192, o primeiro contato é com o TARM. Em seguida é feita a regulação médica, na qual o médico faz algumas perguntas para definir qual o grau de urgência da solicitação e definir qual a conduta, ou seja, se irá ser encaminhada uma ambulância e qual o seu tipo (USB ou USA) ou até mesmo resolver a demanda por telefone por meio de acolhimento e orientação. Por fim é feito o despacho da ambulância adequada por parte da equipe de rádio.

A comemoração dos 17 anos será marcada pela realização de um café da manhã, previsto para os dias 29 e 30