De agosto até novembro, o Sesc Jundiaí apresenta a mostra de cinema ‘Os Esnobados do Oscar’. Uma cuidadosa seleção, para o público conferir na telona, de filmes que poderiam ter ganhado a estatueta mais famosa do mundo, mas não ganharam. Além disso, debates para proporcionar discussão e contextualização de cada obra. O projeto tem curadoria do jundiaiense Carlos Primati, professor, pesquisador e crítico de cinema.
Com o propósito de resgatar algumas obras historicamente consideradas injustiçadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a mostra ‘Os Esnobados do Oscar’ coloca em discussão seus valores cinematográficos em comparação a outros filmes premiados que, ao longo do tempo, foram praticamente esquecidos ou que não tiveram o mesmo peso na preferência da crítica e do público.
Concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar é a premiação mais antiga e popular da sétima arte. Casos de favoritos perdendo a estatueta fazem tanto parte da história quanto as grandes vitórias de clássicos imortais do cinema. Ano após ano, críticos, cinéfilos e diletantes torcem e apostam em seus favoritos, comemoram as vitórias que consideram merecidas e reclamam das injustiças e esquecimentos.
A mostra Esnobados do Oscar é gratuita e, para assistir, basta retirar o ingresso 1h antes de cada sessão, na Loja Sesc.
Confira a programação de agosto:
23/8. Terça, 20h – Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954) | classificação 16 anos
26/8. Sexta, 20h – Taxi Driver – Motorista de Táxi (Martin Scorsese, 1976) | classificação 18 anos
27/8. Sábado, 18h – Cantando na Chuva (Stanley Donen e Gene Kelly, 1952) | classificação 14 anos
28/8. Domingo, 16h – Frankenweenie (Tim Burton, 2012) | classificação livre
30/8. Terça, 20h – Cidadão Kane (Orson Welles, 1941) | classificação 14 anos