Nasa posiciona foguete que será lançado em 12 dias para dar uma volta ao redor da Lua

O grande dia da Nasa está se aproximando: o novo foguete gigante americano SLS chegou na manhã desta quarta-feira (17) à sua plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, Flórida, antes de sua decolagem programada para a Lua em 12 dias.

A missão marcará o primeiro voo do programa americano de retorno à Lua, apelidado de Artemis.

Artemis 1 será lançado sem astronautas a bordo, pois seu objetivo é testar o foguete de 98 metros de altura e a cápsula Orion, localizada em cima dele, para garantir que possam transportar com segurança uma tripulação para a Lua, o que está previsto para acontecer a partir de 2024.

O foguete, chamado SLS (Sistema de Lançamento Espacial), está em desenvolvimento há mais de uma década e se tornará o mais poderoso do mundo quando decolar.

A espaçonave Orion será impulsionada em direção à Lua e até 64.000 km além, aventurando-se mais longe do que qualquer outra espaçonave tripulada já fez.

Em seu retorno à atmosfera terrestre, seu escudo térmico terá que suportar uma velocidade de quase 40.000 km/h e metade da temperatura da superfície do Sol.

A decolagem está programada para 29 de agosto às 08h33, horário local.

Se o tempo não estiver favorável, as datas de reserva são 2 ou 5 de setembro.

A missão deve durar 42 dias no total, até o retorno e descida no Oceano Pacífico, onde a nave será recuperada por um navio da Marinha dos Estados Unidos.

Em 2024, a missão Artemis 2 levará astronautas para orbitar a Lua, sem pousar nela. Esta honra será reservada à tripulação da Artemis 3, uma missão que ocorrerá em 2025, no mínimo.

A última vez que humanos pousaram na Lua foi na missão Apollo 17 em 1972.

O programa Apollo levou apenas homens brancos à superfície da Lua, mas a missão Artemis planeja enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra.

O objetivo é fazer da Lua uma base onde sejam desenvolvidas as tecnologias necessárias para enviar humanos a Marte.

Fonte: AFP